"Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas." Eclesiastes 11:9

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Twitter e o Cristianismo: O que é um Fake?

O termo fake vem do inglês e significa falso. Uma conta fake é gerenciada não pela pessoa que ela diz ser, mas sim por outra que se passa por ela. Hoje qualquer um pode ter ou criar um perfil fake, a modalidade ganhou fama no Orkut com pessoas fazendo perfis de famosos, personagens de TV, cinema ou quadrinhos ou de pessoas comuns.
Existem 3 tipos de fakes, entenda:
  • Personagem: uma pessoa cria um personagem inédito (humano ou não). Geralmente esse tipo de fake é usado para spam (envio de mensagens indesejadas pela internet), para humor ou para promover algum produto sendo usado como uma espécie de mascote.
  • Celebridade: uma pessoa utiliza o nome de alguém famoso para se passar por ele. Geralmente esse tipo de fake é feito para se ter fama, utilizando de conteúdos ou engraçados ou depreciativos a celebridade. Esse tipo de fake é considerado crime pela lei brasileira e cabe processo.
  • Identidade: uma pessoa qualquer se utiliza de um perfil idêntico a de um desconhecido para denegrir a imagem da pessoa ou para poder desfrutar de alguma área ou atividade na qual não gostaria de usar seu perfil oficial. Geralmente é feito por amigos do dono do perfil original, pessoas próximas ou que a conhecem. Também cabível processo, este tipo de fake é comum no orkut, porém no twitter ainda são raros os casos.
Um perfil fake em si não é nocivo a ninguém, a grande maioria busca apenas levar humor aos seguidores, mas nem sempre são interpretados assim pelos originais. Um exemplo é o perfil fake do Missionário R. R. Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça, no qual uma pessoa, que não é o Missionário, atualiza o perfil de forma danosa e depreciativa.
Hoje no meio Cristão existem vários fakes, alguns nocivos, outros apenas de humor e outros com propósitos diferentes. Conheça os 5 perfís fakes relacionados ao cristianismo:
@OCriador – Segue 3400 usuários, é seguido por 46mil e possui mais de 1500 mensagens enviadas.
Um dos perfís mais seguidos do Brasil, vencedor no voto popular do maior prêmio voltado para perfís fakes no Brasil, o Troféu Vitor Fasano (que leva o nome de um outro perfil fake famoso).
A representação de Deus no twitter, é veementemente condenada pelos cristãos mais conservadores, mas não possui em suas mensagens sequer ofensa ao cristianismo em si, e essa é uma das metas de Leo, criador do fake, que busca não denegrir ninguém, mas sim divertir e levar humor para todos utilizando do cristianismo como base. Leo, apesar de não frequentar nenhuma igreja no momento, crê em Deus.
Para ler mais sobre O Criador acesse: www.Twitter.com/OCriador

@Cleycianne – Segue 1400 usuários, é seguida por 4500 e possui mais de 240 mensagens.
Inspirada na vice-campeã do Miss EUA que perdeu o título por se recusar a testemunhar a favor do casamento gay, é, de acordo com a descrição dela em seu site, uma “modelo fotográfica e Cristã batizada há 2 anos! (…) Eu não sou preconceituosa, sou apenas cristã e sei o que é correto”.
Cleycianne maximiza o esteriótipo evangélico distorcendo-o e assim conseguindo sua fama, uma caricatura dos evangélicos considerada por alguns engraçada e divertida, mas para a maioria dos cristãos como rude e ofensiva. É atualmente uma das novas sensações do Twitter.
Se quiser conhecer mais sobre a Cleycianne: www.Twitter.com/cleycianne

@OFariseu – Segue 753 usuários, é seguido por 786 usuários e possui mais de 83 mensagens.
Considera-se o manual para se tornar um bom Fariseu, utiliza do “não faça o que eu digo” para mostrar as pessoas o que no entendimento do criador do personagem esta errado no cristianismo.
Ligado a Missão Jovens da Verdade, foi criado por André Botelho, filho de Jasiel Botelho, com o intuito de ser um guia diário dos atos de um fariseu, se utiliza da auto-crítica e pouco humor para tentar mostrar para as pessoas, pequenas coisas no cristianismo que passam desapercebido no dia a dia. Não possui muito destaque e divulgação provavelmente pela falta de humor latente, mas não desagrada a nenhum seguimento cristão com suas mensagens.
Veja os conselhos do Fariseu aqui: www.Twitter.com/ofariseu

@Aevangelista – Segue 917 usuários, é seguida por 922 e possui mais de 2300 mensagens.
Criada inicialmente para ser uma personagem da agência Frog e assim divulgar os produtos cristãos de um dos clientes, já foi entrevistada pela revista Época em uma matéria especial sobre o Twitter.
Feita por Renata Lino, Aevangelista é querida por todos, ela além de sempre buscar levar uma boa palavra para seus seguidores, é sempre ponto de referência para promoções da Thomas Nelson Editora. Amiga de tudo e de todos se tornou uma referência quando o assunto é twitter cristão, muitos não sabem se quer que ela é um personagem fictício, muito menos que ela é “patrocinada”. Um dos pontos altos deste personagem fake, é que o patrocínio nem sequer é notado em suas mensagens, sendo a grande maioria de cunho apenas evangelístico.
Acesse o twitter dela: www.Twitter.com/aevangelista

@SeuPastor – Segue 1500 usuários, é seguido por 1140 e possui mais de 117 mensagens.
Nova sensação dentre os cristãos, o Pr. Habacuque Ramalho, como é chamado, é um dos perfis fakes que mais crescem atualmente. Tendo apenas um pouco mais de uma semana de vida utiliza de um humor, ácido, irônico e “nonsense” para divertir seus seguidores.
Criado por dois evangélicos, o @SeuPastor ganhou fama por utilizar da auto-crítica e o esteriótipo evangélico de forma bem humorada apenas com a vontade de divertir e não denegrir ninguém, rendendo elogios e seguidores muito rápido, já que o perfil só tem apenas um mês de vida. O Pr. Habacuque além de contar suas histórias e dar a “palavra”, também aconselha seus seguidores que lhe perguntam de tudo, sempre obtendo respostas bem humoradas.
Conheça mais: www.Twitter.com/SeuPastor

A diversidade de fakes é tanta que você escolhe qual seguimento quer seguir. Escolha o seu.

Nota1: não linkamos perfis falsos de pessoas conhecidas para não gerar divulgação indevida e desnecessária.
Nota2: os dados utilizados são baseados nos divulgados até o fechamento desta matéria.


Fonte: Gospel +.