"Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas." Eclesiastes 11:9

domingo, 7 de dezembro de 2014

DESCE À CASA DO OLEIRO!



Jeremias 18:1-4

1 “Palavra do SENHOR que veio a Jeremias, dizendo:

2  Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.

3  Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas.

4  Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu.”


Existe mais de 200 tipos de barro, isso é um fato, mas nem todos servem para fazer um vaso, desses 200 apenas 8 tipos são úteis. O barro por si só não tem valor e mesmo que se transforme em um vaso de barro não custará muito, mas não interessa que um vaso de barro valha muito dinheiro, o importante é que ele seja firme, sem rachaduras e tenha uma utilidade.

Quem é o oleiro? E quem é o barro?
Isaías 64:8 - "Contudo, Senhor, tu és nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos."
 
Iniciamos a análise do nosso texto a partir do versículo 2. A primeira palavra de Deus para Jeremias é “DISPÕE-TE”, em algumas traduções é “LEVANTA-TE”:

“Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.”

Se Deus já estava falando com Jeremias naquele momento, não poderia ter dito a ele o que tinha pra dizer já ali onde Jeremias estava? Tinha que fazê-lo sair do seu conforto? Do lugar que era conveniente para Jeremias estar naquele momento?

Mas Deus vai mais além, já não bastava mandar que ele saísse de onde estava, o Senhor manda que ele desça também...

E como é difícil para nós descermos às vezes... Principalmente quando temos que descer a nossa cerviz! O nosso ego endurecido pelo uso.

Mas o Senhor manda que ele se levante e desça, MAS DESCER PARA ONDE? À casa do oleiro. Em termos práticos, onde é a casa de Deus a qual podemos visitar? A igreja! E isto é bíblico.

Mateus 21:13, parte A: “E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração.”

E chegando à casa do oleiro, ele o encontrou trabalhando com o barro. Talvez ele estivesse enxergando a ele próprio. Então ele vê o vaso se estragando nas mãos do oleiro, mas ao invés de ser jogado fora, o oleiro pega o mesmo barro que deu problema para ser moldado antes e recomeça o trabalho, e o molda da forma como bem lhe parece.

Vemos alguns aspectos interessantes aqui:

1.    Esse barro está incluído nos poucos tipos de barro que serve para fazer vasos, pois o oleiro, experiente que é não pegaria um barro inútil, é portanto, um barro com utilidade para o fim que se espera;

2.    O barro se permite moldar pelas mãos do oleiro;

3.    O oleiro, mesmo vendo o barro fracassar não desiste dele e mais uma vez o molda para o fim que o oleiro precisa.

 
E não importa quanto tempo de caminhada cristã cada um de nós tem. Cada um está sendo moldado por Deus para o seu uso. Por isso quando nos convertemos ao Evangelho, nós mudamos, mas não somente porque queremos, querer é fundamental, mas também, e principalmente, porque Deus opera em nós, Ele nos molda a cada dia. E esse vaso que cada um de nós representa só estará pronto quando nos apresentarmos a Deus. Afinal, o pecado nos cerca dia após dia, e como crentes ainda muitas coisas nos afastam de Deus e precisamos querer uma nova forma.

É nesse momento que o barro se estraga nas mãos do Senhor, por exemplo:

1.    Quando somos servos de Deus e pronunciamos um palavrão;

2.    Quando somos parte do corpo de Cristo e contaminamos o corpo com o câncer da fofoca;

3.    Quando somos fiéis nos dízimos em parte, dando só do salário e do 13º não. Não foi Deus que te deu?

4.    Quando na igreja nos trajamos de forma composta, mas no centro da cidade, aos olhos dos ímpios exibimos nosso corpo.

5.    Ou na frente dos irmãos aparentamos um ar de santidade e em casa só faltamos matar a família no grito?

Esses são apenas alguns exemplos dos principais problemas dentro das igrejas, mas existem muitos outros.

Tiago 2:10 - "Porquanto, quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas uma das suas ordenanças, torna-se culpado de quebrá-la integralmente."

Por isso Deus nos molda a cada dia. Perdeu o emprego? Deus está te moldando, você ainda não está pronto. Está passando por algum momento de angústia, aflição, perseguição? Você não é o único, Deus está te moldando. Muitas vezes Deus toca naquilo que você mais ama, porque você está inerte, confortável, que nem Jeremias, e ele diz: DISPÕE-TE, DESCE À CASA DO OLEIRO! Ou seja, meu filho, acorde! Você está muito bem aí, mas eu não quero você aí na sua casa, eu quero você na MINHA casa! Eu quero você na igreja. E quando você chega na casa Dele você descobre que há um longo processo a ser cumprido, uma etapa dolorosa mas o mais importante de tudo, você saberá que mesmo errando: DEUS NÃO DESISTE DE VOCÊ! Mesmo quando você estiver como o barro estragado nas mãos do Senhor, sem mais forças pra prosseguir, Ele vai começar do zero e fazer de você um vaso novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário